Notícias

Ao som de muito reggae Tribo de Jah lança documentário

15/06/2018

SÃO LUÍS – Uma poderosa onda musical embalava a década de 70. Pedra, vibrações, radiolas, o desejo pela exclusividade e a busca das  melôs, marcavam o ritmo jamaicano que adentrava a ilha. A história da Banda Tribo de Jah é parte dessa história, parte desse fenômeno cultural que transformou São Luís em Jamaica Brasileira.

Esses e outros momentos marcaram o lançamento do documentário “A Tribo do Reggae”, lançado nesta quinta-feira (14) no 41º Festival Guarnicê de Cinema, Teatro Alcione Nazaré. O filme que foi dirigido por Beto Matuck e possui 1 hora e 14 minutos, conta a história da banda referência nacional do ritmo jamaicano, trazendo entrevistas com personagens e testemunhas de passagens marcantes da tribo. Traz ainda registros de apresentações em clubes de reggae da capital.

O lançamento ocorreu entre muita alegria e emoção por parte de todos os envolvidos e presentes. Para Klayson Ferbeth, músico e fã da banda, o documentário veio para confirmar o grande legado da banda Tribo de Jah para a história do reggae no Maranhão. “A Tribo é a raiz do reggae no Maranhão. Ela tem grande contribuição desse ritmo ter ficado e dominado as pessoas. Foi emocionante acompanhar sua trajetória neste documentário, e poder admira-la ainda mais”, declarou Klayson.

Para Fauzi Beydoun, vocalista da banda Tribo de Jah, o documentário veio da necessidade de registrar uma trajetória de muitos sucessos e tão extensa e intensa que a banda tem até hoje, além de registrar a cultura reggae do Maranhão.

“Sou apaixonado por essa cultura e teria que deixar registrado para a história do Maranhão. Com o documentário as pessoas poderão assimilar a importância e a dimensão do reggae music, do reggae de radiola que só tem aqui no Estado. Espero que esse filme atravesse as fronteiras do mundo e que as pessoas de fora possam conhecer a cultura reggae e o encanto desse ritmo”, destacou Fauzi.

O documentário integra um projeto cultural, com patrocínio da CEMAR, através da Lei de Incentivo à Cultura, produção da Guarnicê Produções e realização de Jah System Produções.

Confira registros do lançamento: