Notícias

#PraCegoVer: Por uma internet mais inclusiva

20/03/2017

Já ouviu falar da #PraCegoVer?  Agora, a hashtag também está nas redes da Tribo de Jah (Facebook e Instagram) para colaborar e incentivar a inclusão de deficientes visuais no meio digital.

O projeto foi idealizado pela professora baiana Patrícia Braille que tem por objetivo auxiliar a transmitir a cultura da acessibilidade de deficientes visuais nas redes digitais através da descrição de conteúdo visuais, como imagens e vídeos.

Só no Brasil, segundo dados atuais, existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Com o uso massivo das redes digitais, cada vez mais deficientes visuais também aderem a perfis nas mesmas e conseguem se orientar através de aplicativos de leitores de tela.

“[O  projeto] carrega em si o princípio de que a cegueira às vezes está nos olhos de quem enxerga. Ele existe para o cego que não enxerga a imagem e para o vidente que não enxerga o cego. É uma provocação, um chamamento para as pessoas se enxergarem mais, saírem de suas zonas de conforto e perceberem que podem fazer acessibilidade, mesmo que seja uma breve descrição de uma imagem na internet.”, afirma Patrícia.

Levando em consideração o que foi citado e também a presença de deficientes visuais na Tribo de Jah, aderimos a #PraCegoVer com a intenção de aumentar o movimento, a acessibilidade e a inclusão.

Para saber mais: #PraCegoVer

Juntos, somos mais!