Paralelamente ao trabalho com a banda Tribo de Jah, Fauzi Beydoun, vocalista, compositor e fundador da banda vêm desenvolvendo um trabalho solo, no qual faz experimentações com outras vertentes musicais como o blues, bossa-jazz, soul music, etc., tendo o reggae apenas como um elemento adicional neste novo contexto.
Fauzi já havia flertado com o Blues no CD Reggae’n Blues gravado em San Diego, na Califórnia, com participação dos músicos que acompanharam o ícone do reggae jamaicano Peter Tosh: o baixista George Fullwood, o baterista Santa Davis e o guitarrista Tony Chinn, além da participação do guitarrista americano de blues Peter Dopsons.
O Projeto Soul Vibe começou na verdade em Los Angeles, na California quando Fauzi recebeu o convite de um produtor local para gravar em seu estúdio em Hollywood. Fauzi chegou a fazer uma nova viagem a California com o intuito de gravar o CD, porém percebeu que não conseguiria executá-lo como pretendia sem a participação de músicos brasileiros e mais precisamente maranhenses.
Por isso, voltando ao Brasil, retomou o projeto em São Luis onde pôde contar com a participação de músicos como o baterista Moisés Mota, os tecladistas Marcelo Rebelo e Bives, o baixista João Paulo Cardoso e o guitarrista Israel Dantas. O fato de querer fazer esse trabalho com músicos maranhenses se justifica pela versatilidade dos músicos locais, acostumados a transitar por ritmos tão distintos como o bumba-boi, samba, reggae, bossa nova, jazz, blues, etc.
A partir dos ensaios iniciais deu para vislumbrar o que vem ser uma musica brasileira de ultima geração, com uma identidade genuína que se impõe como um produto global que poderia ser caracterizado como World Music.
O novo álbum ficou pronto e tem como o título “Fauzi Beydoun & The Soul Vibe – The Many Ways of Love”.
No show, Fauzi canta também alguns sucessos da Tribo para atender o pedido do publico, o que é sempre inevitável já que sempre se depara com fãs da banda Tribo de Jah
No show, Fauzi canta também alguns sucessos da Tribo para atender o pedido do público, o que é inevitável já que sempre se depara com fãs da Tribo de Jah. A partir daí, surgiu a idéia da tour “Reggae’n Blues” para fazer o lançamento oficial deste novo trabalho.
Como resultado das apresentações já realizadas, o que se percebe realmente é um show de intensa vibração, muito ‘groove’, e uma atmosfera pra lá de contagiante. E o que mais cativa nesse show é a originalidade e a autenticidade das canções, num estilo único, que deixa desprender um sentimento intenso, afinal, não é à toa que essa banda se chama The Soul Vibe – a vibração da alma.
Os shows realizados na Califórnia foram aclamados pelo público de forma surpreendente. Mais surpreendente ainda foi a menção mais que elogiosa de algumas publicações inglesas (das mais prestigiadas do blues internacional) como a Blues Matters, a Blues in Britain e a revista musical R2, que teceram rasgados elogios ao novo trabalho.